Skip to main content

A compra de um imóvel representa uma grande conquista que pode trazer também diversas dúvidas.

DÚVIDAS FREQUENTES ANTES DA COMPRA DE UM IMÓVEL:
1

Como funciona a compra de um imóvel na planta?

Você fará o contrato de um imóvel que ainda será construído. Assim, você irá analisar o projeto do empreendimento para depois continuar o processo de compra. De certa forma você estará financiando a construção, e o prazo médio para a obra ficar pronta é de 18 a 36 meses. Esse tipo de aquisição também é conhecido como compra de um “imóvel em lançamento”.
2

Quais vantagens de comprar um imóvel em lançamento?

Comprando um imóvel em lançamento, ou na planta, o cliente tem maiores opções de financiamento e, possivelmente, maior desconto na compra, assim como a possibilidade de escolha de melhores unidades.
3

Como funciona um financiamento imobiliário?

Na modalidade de financiamento bancário, o conceito de amortização refere-se à extinção de uma dívida através de pagamentos feitos periodicamente em parcelas. Essas parcelas podem ser fixas ou variáveis, de acordo com a tabela utilizada (SAC ou Price). Em outras palavras, no momento da concessão do financiamento, ele pode ser feito com base em uma dessas modalidades.
4

Os profissionais liberais ou autônomos podem solicitar um financiamento imobiliário?

Sim, mas precisam ter capacidade financeira calculada com base na renda apresentada e devidamente comprovada, de acordo com a exigência da instituição financeira que escolher para financiar seu imóvel.
5

Qual o valor máximo de financiamento imobiliário residencial?

O valor total a ser financiado varia conforme a instituição financeira contratada (Bancos particulares como; Itaú, Bradesco, Santander e demais), mas a grande maioria tem como percentual máximo 80% com algumas, chegando a 90% do menor valor entre a avaliação do banco e o contrato de compra e venda do imóvel para financiamentos com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e até 100% com recursos do FGTS.
6

Como é feito o reajuste da prestação e do saldo devedor do financiamento imobiliário?

Tanto as prestações quanto o saldo devedor são reajustados mensalmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) até a entrega do imóvel. Após a entrega do imóvel, se o financiamento ocorrer direto com a Fusão, o reajuste é de acordo com o índice IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), ou se feito através de instituições bancárias, é regido pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e as taxas variam de acordo com a TR (Taxa de Referência) ou IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
7

É possível ter 02 (dois) financiamentos de imóveis?

Sim, desde que seja comprovada a capacidade financeira do proponente. Nesta situação não é possível utilizar o FGTS para adquirir o segundo imóvel.
8

O que é Custo Efetivo Total - CET?

O custo efetivo total ou o CET refere-se ao total de encargos a serem pagos pelo cliente em uma operação de empréstimo ou financiamento.
9

Como utilizar o meu FGTS para compra de imóvel?

Para utilizar os recursos da conta vinculada do Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) na aquisição de moradia própria o proponente deve atender aos seguintes pré-requisitos:
• Contar com o mínimo de três anos, considerando todos os períodos de trabalho, consecutivos ou não, sob o regime do FGTS; 
• Não ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido no âmbito do SFH, em qualquer parte do Território Nacional. 
• Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado: 
a) no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana, nem; 
b) no mesmo município de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.
10

Quais são as taxas e impostos que incidem sobre a compra de um imóvel financiado? O que é ITBI?

O ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis é cobrado pela prefeitura local, é um imposto de competência do município, por isto o valor cobrado pode variar de um local para outro. Em relação às taxas temos as cartoriais que são pagas quando é feito o registro do imóvel, e também as taxas cobradas pelas instituições financeiras para abertura, avaliação do imóvel e manutenção do contrato.
DÚVIDAS FREQUENTES APÓS A COMPRA DE UM IMÓVEL:
1

O que é Vistoria do Imóvel?

Quando a obra fica pronta, a Vistoria do Imóvel é o momento em que você visita o seu imóvel Fusão, verificando como ficaram os espaços do seu empreendimento e demais instalações, se está tudo como você esperava e funcionando perfeitamente.
2

E se, durante a Vistoria, eu identificar algum problema?

Você preencherá uma Lista de Vistoria com a relação de itens a serem conferidos na companhia do responsável. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova vistoria.
3

Quais são as garantias oferecidas pela Fusão?

No Manual do Proprietário e Síndico você encontra o Termo de Garantia com todos os prazos e garantias. As estruturas das edificações são garantidas até cinco anos a partir do Auto de Conclusão do Imóvel. Para não correr o risco de perder a sua garantia, é importante não realizar nenhuma modificação ou alteração das características básicas do imóvel. Reforçamos, também, a importância de seguir todas as recomendações do manual, pois o direito pode ser suspenso caso as recomendações não tenham sido seguidas. Nossa missão é proporcionar a todos os nossos clientes a segurança de que receberão seu edifício de acordo com o Memorial Descritivo. Por isso, quando chegar o momento de fazer a vistoria do seu imóvel, você será comunicado. Durante essa visita, poderá verificar todos os detalhes, como pintura, integridade de louças, metais etc. Para eventuais defeitos, que não podem ser detectados na vistoria, você contará com o nosso serviço de assistência técnica.
4

O que é IGP-M?

O IGP-M, sigla de Índice Geral de Preços de Mercado, consiste-se em uma variante do IGP – Índice Geral de Preços. A sua função é mostrar a inflação nos preços dos bens de consumo, matérias-primas agrícolas e industriais, assim como dos serviços finais. O responsável por medir o IGP-M é a Fundação Getúlio Vargas – FGV, que o divulga todo fim de mês. O IGP-M tem sido aplicado nos reajustes da conta de energia elétrica e nos contratos imobiliários.
5

Quando sair o Habite-se do meu empreendimento, eu já poderei me mudar?

A entrega das chaves se dará após a liberação do Habite-se bancário e da Instalação do Condomínio. A liberação também está vinculada à assinatura do financiamento ou quitação do imóvel.
6

O que é a Assembleia Geral de Instalação do Condomínio?

É a primeira reunião realizada com os condôminos e a empresa indicada para administrar o condomínio, juntamente com a nossa equipe. Nessa assembleia, além da eleição do corpo diretivo e aprovação da previsão orçamentária inicial, será lavrada uma ata – documento exigido para obtenção do CNPJ – que permitirá ao condomínio praticar os atos jurídicos e fiscais necessários para a sua administração.
7

Quais as leis e normas que regem o condomínio?

Além do Novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seus artigos de 1.331 a 1.358, e da Lei nº 4.591/64, em seus artigos que não foram revogados pelo Novo Código Civil, as normas gerais de cada empreendimento estão estabelecidas na Minuta de Convenção do Condomínio, que é registrada no momento da incorporação do empreendimento. Na assembleia posterior à de Instalação, será aprovado pelos condôminos o regulamento interno, que estabelece maiores detalhes das normas do condomínio, como horários e procedimentos, entre outros.

Entre em contato com nossa equipe comercial